A atenção é a base da cognição, e estratégias específicas podem potencializar seu desempenho.
A atenção é uma função cognitiva bem complexa, diversos comportamentos resultam de um nível adequado de atenção para ser bem-sucedidos.
Existe a atenção sobre estímulos sensoriais/percepção seletiva – sons, imagens etc. e, a atenção mental/cognitiva seletiva – atividades mentais como cálculos, lembranças, pensamentos etc.
Concentre-se em uma tarefa de cada vez, permitindo ao cérebro se aprofundar na atividade e aumentar a eficiência.
Prestar atenção é focalizar a consciência, concentrando os processos mentais em uma única tarefa principal e colocar as demais em segundo plano. A ação focalizar só se torna possível por haver uma sensibilização seletiva de um conjunto de neurônios de regiões cerebrais que executam a tarefa principal e acabam por inibir outras.
Práticas de Mindfulness: Incorporar práticas de mindfulness fortalece a atenção e reduz distrações, promovendo um ambiente mental propício à produtividade.
O mindfulness é uma prática que foca a concentração total no momento presente. Seu principal objetivo é ajudar na observação dos pensamentos, dos sentimentos e das emoções com maior atenção. Essa atenção plena propõe a ideia de que ao se concentrar no agora, as taxas de estresse cairão e haverá um aumento de clareza mental e serenidade.
Focar e se concentrar no presente é uma medida urgente para que possamos deixar de lado todos os prejuízos mentais e físicos que acumulamos. Com a prática regular do mindfulness, podem-se notar muitos benefícios.
O mindfulness é uma forma de meditação específica que concentra sua atenção no agora pode ser chamado também de” a prática de atenção plena”. Nele há uma observação consciente dos pensamentos, das emoções e das sensações, sem julgamentos. E seu objetivo é firmar a concentração no momento, e não em um objeto específico.
Gerenciamento Eficiente do Tempo: Estruturar o tempo, definindo prioridades e estabelecendo metas realistas, otimiza a utilização do tempo disponível.
A produtividade não está ligada ao tempo de execução da tarefa, mas atenção dedicada a ela. Ser produtivo é mais do que uma execução em tempo recorde, está atrelado ao nível de concentração e cuidado para chegar ao êxito. É importante ter em mente o tempo e buscar vencê-lo, mas a arma certa para isso não é a afobação, mas a atenção total a tarefas únicas.
Experimente incorporar uma nova estratégia de atenção e produtividade em sua rotina diária, observando os impactos positivos em seu desempenho.
Selma Bueno Alves
CRP 02/22741
Psicóloga clÍnica
Neuropsicóloga
Especialista em Psicologia fenomenológica, existencial e humanista
Neurociência comportamento e psicopatologia
Comments