top of page
Foto do escritorSelma Bueno Alves

Avaliação neuropsicológica.


🧠Avaliação Neuropsicológica é uma ferramenta que pode fazer toda a diferença na sua vida ou na vida de alguém que você ama!


Ela é como um "raio-x" do cérebro, onde analisamos de forma minuciosa o funcionamento cognitivo e emocional de cada indivíduo.


É um procedimento de investigação detalhado que avalia as funções cognitivas da pessoa. Atenção, memória, linguagem, habilidades de resolução de problemas, planejamento, dentre outras. Além disso, o processo de avaliação também se concentra em aspectos sociais.


A avaliação neuropsicológica e é feita por meio de uma série de procedimentos complexos e minuciosos, que incluem:


  • Anamnese médica a partir de entrevistas com o paciente e seus familiares;

  • Testes neurológicos e psicológicos específicos;

  • Observação clínica.


Após coleta dos dados esses serão ponderados e analisados em conjunto, então, é visualizado o perfil neuropsicológico do pacientegerado e elaborado um laudo sobre esse perfil.


O resultado da avaliação permite detectar a causa e o estágio de desenvolvimento de alguma anormalidade, além de indicar se o paciente precisa ser encaminhado a um determinado especialista.


A avaliação é feita por psicólogos que possuem especialização em Neuropsicologia estão devidamente habilitados para realizar os procedimentos requeridos. Nem sempre o paciente vem com um encaminhamento.

 

O decurso da avaliação vai depender de cada indivíduo, por ser um procedimento complexo, em média serão feitas 10 sessões, cada sessão tem duração média de 60 minutos. Não é possível precisar o número exato de sessões que serão necessárias pois estas variam de acordo dom as características individuais de cada paciente como idade, velocidade de execução, disponibilidade, fadiga, dentre outros fatores.

 

Após a consulta inicial, que chamamos de anamnese, e que pode ser feita com o paciente, com seus pais e/ou cuidadores, ou alguma outra pessoa que tenha informações importantes e relevantes para complementar a análise, o neuropsicólogo, com seu raciocínio clínico, inicia a separação do material e testes a serem utilizados, para a demanda exposta.


Em seguida serão agendadas as sessões para aplicação dos testes neuropsicológicos e realização da observação clínica com o paciente. Quando falamos de avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes, se faz necessário ainda, fazer visitas na escola para coleta de dados. No caso do adulto, muitas vezes se faz necessário pedir materiais complementares como histórico escolar e/ou de condutas.


Após a conclusão da aplicação dos testes, observações, coleta de dados relevantes será feita a elaboração do laudo, só então, será agendada uma última sessão para entrevista devolutiva, onde será entregue o laudo e fornecidas explicações detalhadas quanto ao resultado obtido.


Com a avaliação neuropsicológica, podemos identificar possíveis dificuldades de aprendizagem, déficits de atenção, problemas de memória e muito mais. Imagine poder compreender melhor seus próprios desafios ou os desafios do seu filho, e assim encontrar as melhores estratégias para superá-los e alcançar todo o potencial. Isso é exatamente o que a Avaliação Neuropsicológica proporciona!


Embora o Psicólogo, por lei, possa dar o diagnóstico de transtornos mentais, para fins de garantia de direito é necessário o Laudo Médico confirmando o diagnóstico. A avaliação neuropsicológica, é um exame complementar, todo diagnóstico é mais bem concebido quando feito por uma equipe multidisciplinar.


Quer saber mais ou agendar sua avaliação? Estou aqui para te ajudar! Clique na linktr.ee/PairpsiSelmabuenoalves  Vamos juntos desbravar esse caminho em direção ao crescimento e ao bem-estar! 💬📲 




Selma Bueno Alves

Psicologa clínica e Neuropsicóloga

 CRP 02/22741 PE



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page