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Foto do escritorSelma Bueno Alves

Desenvolvimento Cognitivo Saudável.


Quais as estratégias fundamentais para promover o desenvolvimento cognitivo saudável em nossos filhos.


A neurociência do desenvolvimento cognitivo investiga as relações entre o desenvolvimento cerebral da criança e as aquisições cognitivas.


O processo de aprendizado do nosso cérebro envolve funções cognitivas como a atenção, a percepção, a memória, a linguagem e as habilidades motoras. Todas elas requisitam um enorme circuito de redes neurais que, ao interagirem com o meio ambiente, modificam o nosso desempenho na execução de tarefas e se reestruturam para que novos aprendizados sejam estabelecidos e gravados. Ao aprender, o cérebro produz sinapses (ligaçãoes neuronais) que possibilitam a aquisição de novos conceitos e ideias e a resolução de problemas.

A neuroplasticidade é uma característica do cérebro que permite um constante aprendizado e reaprendizado. Essa capacidade reorganiza as células neurais e recruta áreas adjacentes em casos de lesão cerebral, fazendo com que as habilidades cognitivas e/ou motoras podessam ser restauradas.


Luria, 1973, identifica três sistemas com base em contribuições funcionais específicas:

  • Unidade de sono-vigília. A qualidade e a quantidade de sono, assim como a boa nutrição e a atividade física, contribuem de forma essencial para a saúde, o bem-estar e a performance dos indivíduos, caracterizando o sono como um evento para o cérebro. Durante o sono, ocorrem processos fisiológicos, neurocognitivos e comportamentais, os quais podem sofrer prejuízos pela restrição do sono.

  • Processamento sensorial. É a forma como o sistema nervoso central-SNC gerencia as informações recebidas dos orgãos sensoriais, estimulos visuais, auditivos, tátil, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O processo todo inclui tanto recepção , como modulação, integração, discriminação e organização de estimulos sensoriais como as respostas comportamentais adaptativas a esses estimulos.

  • Armazenamento de informação. Que se dá através da memória operacional, que é um sistema temporário de armazenamento de informações, esse sistema permite a monitoração e o manejo dos dados.  Ela se faz notar em diversas tarefas comuns do dia a dia como a resolução mental de contas matemáticas ou a manutenção temporária de um número do telefone para em seguida  efetuar uma ligação.

  • A memória operacional é um sistema temporário de armazenamento de informações que permite a monitoração e o manejo desses dados.  Ela pode se faz notar em diversas tarefas comuns do dia a dia como a resolução mental de contas matemáticas ou a manutenção temporária de um número do telefone para em seguida  efetuar uma ligação.

  • Reulação e monitoramento das atividades. É o córtex pré-frontal que tem por função a formulação de intenções e programas de ação, bem como a regulação e o monitoramento de um comportamento mais complexo. O córtex pré-frontal tem por função a formulação de intenções e programas de ação, bem como a regulação e o monitoramento do comportamento mais complexo. Ele apresenta um nível de especialização funcional em que cada sistema neural está envolvido com aspectos cognitivos e comportamentais específicos. As “síndrome disexecutivas” geralmente ocorrem como consequência de um comprometimento envolvendo o córtex pré-frontal ou os circuitos a ele relacionados.


Como ajudar seu filho:

 

* Promova a Leitura: A leitura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento cognitivo. Leia para seu fiho desde cedo, estimulando o amor pelos livros e pela aprendizagem. Explore diferentes gêneros e temas, e incentive-o a fazer perguntas e a participar das historias.

 

*Estimule a Resoluçdo de Problemas: Proporcione oportunidades para seu fiho resolver problemas de forma independente, Incentive-o a encontrar soluções criativas para desafios simples do dia a dia, estimulando o pensamento critico e a autonomia.

 

* Promova um Estilo de Vida Ativo e Saudavel: A saude fisica esta diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo. Incentive seu fiho a praticar atividades fisicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e manter uma rotina de sono adequada.

 

Cada criança é unica e o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma individual. Esteja presente, seja paciente e ofereça apoio constante ao longo desse processo.

 

Podemos criar um ambiente propicio para que nossos filhos atinjam todo o seu potencial cognitivo e se tornem adultos saudaveis e realizados.



Referências:

  • Lai CY, Chung JC, Chan CC, Li-Tsang CW. Sensory processing measure-HK Chinese version: psychometric properties and pattern of response across environments. Res Dev Disabil. 2011;32:2636-43.

  • Neuropsicologia [recurso eletrônico] : teoria e prática / Organizadores, Daniel Fuentes ... [et al.]. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.




Selma Bueno Alves

Psicóloga clínica e Neuropsicóloga

CRP 02/22741





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