top of page
Foto do escritorSelma Bueno Alves

Neuropsicologia e transtornos mentais

Atualizado: 30 de nov.



A avaliação neuropsicológica se faz importante, também, no tratamento de transtornos mentais por oferecer uma compreensão detalhada do funcionamento cognitivo do paciente.


Um transtorno mental é tudo aquilo que pode afetar uma pessoa, seja atravésdo comportamento, humor, raciocínio, memória ou concentração. Podendo causar prejuízos físicos e emocionais significativos.


Os sinais de transtorno mental muitas vezes são ignorados por quem os sente. A falta de sono, ou excesso dele. A ansiedade ou aquela tensão constante, para terminar ou iniciar, aquela tarefa ou um projeto. Aquela pessoa que não sabe relaxar. O humor que oscila facilmente, fazendo com que as pessoas ao redor se afastem. E os esquecimentos frequentes, que acabam virando piadas. Estes são os sinais mais comuns.


São sinais que, na grande maioria, são descritos como uma “pessoa forte/determinada” ou “pessoa fraca/sem vontade”, ainda “pessoa que não sabe brincar” a depender da reação de cada pessoa. Quando chegam a seu extremo, a pessoa precisa de um psiquiatra de um psicólogo, muitas vezes essa pessoa já está no “fundo do poço” impossibilitada de trabalhar ou estudar e se relacionando  muito pouco com seus pares.

O adoecimento acontece de forma multifatorial, “Adoecer em Gestalt-terapia é estar em desarmonia relacional, seja com o mundo, seja consigo mesmo” (Hollanda, 1998, p.41). Saber o processo que levou o paciente a adoecer é parte primordial do processo de recuperação.


A avaliação Neuropsicológica pode então mostrar como está o funcionamento cognitivo dessa pessoa. Ao se identificar seus padrões de funcionamento cognitivo o psicoterapeuta pode adaptar o tratamento de uma forma mais precisa, focando em áreas específicas que necessitam de atenção, e melhorando os resultados da psicoterapia.


Sendo assim, para termos as melhores resultados para o paciente é extremamente importante que a avaliação seja feita com todo apresso e ponderação. Desde a entrevista inicial, escolha da bateria de testes, quais serão as pessoas que serão escutadas, e todas as observações que precisam ser feitas em todas as etapas do processo.



Selma Bueno Alves

CRP 02/22471 - PE

Psicóloga Clínica

especialista em Neuropsicologia;

Psicologia Existencial,Fenomenológica e Humanista;

Neurociência, Comportamento e Psicopatologia.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page