top of page
Foto do escritorSelma Bueno Alves

O poder da Neuropsicologia



A neuropsicologia não apenas estuda o cérebro, mas também oferece ferramentas práticas para melhorar a vida.


Ao avaliar como o cérebro processa informações, toma decisões e regula emoções, a neuropsicologia ajuda a identificar padrões disfuncionais e a desenvolver estratégias para superá-los. Esse conhecimento pode transformar a vida das pessoas.


Pessoas com depressão, ansiedade, transtornos de neurodesenvo lvimento ou degenerativos agem de formas diferentes, mesmo tendo por base a mesma condição, identificarmos as diferenças do funcionamento cognitivo proporcionamos uma compreensão mais profunda dos  desafios e como enfrentá-los.


O exame neuropsicológico permite traçar inferências sobre a estrutura e a função do sistema nervoso. A partir do comportamento do paciente, em uma situação controlada de estímulo resposta, tarefas cuidadosamente desenvolvidas para acessar diferentes domínios cognitivos são usadas para explicar os comportamentos de um paciente. As respostas são interpretadas como normais ou patológicas, o profissional neuropsicólogo, por sua vez, usará não apenas os parâmetros quantitativos, mas também a análise dos fenômenos observados em sua relação com a queixa, a história clínica, a evolução dos sintomas e os modelos neuropsicológicos sobre o funcionamento mental, ainda o conhecimento em psicopatologia.


Boas armas para uma avaliação neuropsicológica, são aquelas capazes de produzir, no contexto do consultório, em uma situação controlada, vários processos presentes na rotina natural de quem está sendo avaliado. A análise fenomenológica e psicométrica do que se observa nesta etapa da avaliação, ajuda a inferir, não apenas sobre a funcionalidade do paciente em seu dia a dia como também sobre a integridade ou os danos em diferentes sistemas neurais bem como sobre a presença de neuropatologias.


O processo já deve ser iniciado na sala de espera, ali o paciente interage com outras pessoas, pacientes ou funcionários, de forma mais próxima ao seu modo natural, os fatos relatados ali mostram fatores relacionados a seu comportamentos e que é relevantes ao processo diagnóstico, por exemplo simulação, forma de se direcionar, forma de vestir, aparência, habilidades verbais funcionamento sensorial e motor, habilidades sociais, níveis de ansiedade, expressão emocional padrões de fala e memória.



A avalição neuropsicológica é um processo complexo e necessita que profissionais competentes estejam à frente do processo. Agende sua avaliação e descubra seus potenciais.


Selma Bueno Alves

Psicóloga clínica e neuropsicóloga

Especialista em neurociência, comportamento e psicopatologia

CRP 02/22741 PE


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page