top of page
Foto do escritorSelma Bueno Alves

O que é a neuropsicologia

A Neuropsicologia é a área de ligação entre a Neurologia e a Psicologia. De um lado o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.



A Neuropsicologia estuda e compreende como o cérebro influencia nossas funções cognitivas:

*Atenção;

*Memória;

*Raciocínio;

*Capacidade de julgamento;

*Comportamento;

*Emoções


O neuropsicólogo atua do diagnóstico a reabilitação, também na pesquisa sobre cognição, emoções, personalidade e comportamento sob o enfoque da relação, entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.


Ele se utiliza de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente.


A função do neuropsicólogo, em essência, é avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas, então, desenvolver um plano de tratamento para o paciente.


A avaliação neuropsicológica é uma atividade complexa, que envolve a investigação de todas as funções cognitivas.


Quando procurar um neuropsicólogo


Alguns profissionais são essenciais para procurarmos quando temos um determinado problema

Buscamos um clínico geral, quando os sintomas são muito ligados ao quadro físico. Buscamos um psicólogo, quando estamos falando de emoções.

Buscamos um neurologista quando temos falhas nas funções cognitivas (memória, atenção, linguagem e função executiva).

Esses profissionais podem fazer bem um diagnóstico inicial, e eles indicam um tratamento ou encaminham o paciente para outros profissionais, o psiquiatra ou o neuropsicólogo.


Alguns casos indicam, por si só, uma ida direta ao neuropsicólogo. Por exemplo se uma pessoas se percebem prejuízos cognitivos, que estão interferindo em seus relacionamentos pessoais, na escola, no trabalho, em sua rotina diária, elas podem buscar por si só a ajuda do neuropsicólogo, para se organizarem cognitivamente


As crianças com dificuldades na escola, como notas baixas, dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura e na escrita, crianças que se envolvem em brigas e recebem muitas queixas dos profissionais responsáveis.


Com o avançar da idade, por volta dos 60 anos, é importante que qualquer alteração de memória seja investigada para se tratar possíveis quadros degenerativos, alterações na memória e falhas nas atividades da vida diária que são indicativos de prejuízo em sua vida.


Sempre que sentir necessidade se informe e busque o profissional adequado para seu problema, não tire conclusões precipitadas, não desanime.




Selma Bueno Alves

Psicóloga clínica e neuropsicóloga

Gestalt-terapeuta

CRP 02/22741


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page