top of page
Foto do escritorSelma Bueno Alves

Os segredos da memória




A memória é a capacidade de adquirir armazenar e recuperar diferentes tipos de informações sendo fundamental para a sobrevivência e a formação de identidade ela nos torna únicos.


A memória é moldável e nos permiti recordar informações (pessoais e de conhecimentos gerais), fatos que ocorreram em nossa vida; saber quais são as pessoas que fazem parte, ou não, de nosso convívio; o como reagir diante de um problema; como não morrer de fome ou sede; como sobreviver a eventos adversos.


A memória é uma das funções cognitivas mais estudadas, ela envolve processos de recepção, arquivamento e recordação da informação. Contribui para aprendizagem e tomada de decisão. Ao automatizamos algum processo, a memória, nos permite a sincronização e execução de mais de um processo. Permite o reconhecimento de padrões de comportamentos coerentes com nossas experiencias.


Segundo Izquierdo (2011) nosso passado, nossas memórias, nossos esquecimentos voluntários, não só nos dizem quem somos, como também nos permitem projetar o futuro; isto é, nos dizem quem poderemos ser.


A memória se divide em categorias, ela pode ser  de trabalho que é aquela que dura alguns segundos; de curto prazo que dura horas e de longo prazo que dura meses ou anos. E é composta  de algumas etapas:

  • Codificação é a aquisição de informações e demanda diferentes estratégias, como categorizar a informação e associar a nova informação com algo já armazenado na memória de longo prazo e então agrupar;


  • Armazenamento é a retenção da informação; e


  • Evocação é o acesso à informação quando necessário.


A codificação depende da atenção. Pessoas com déficits executivos podem ter dificuldades em codificar, já as com síndrome amnésica clássica não têm a mesma dificuldade.


A atenção é base da memória, ao concentrar-se plenamente em uma informação, você cria uma base sólida para a retenção. O humor e as emoções, também podem influenciar nossa habilidade de lembrar.


A depender do nosso estado emocional, se estamos felizes ou tristes, nosso aprendizado será melhor recordado, quando a emoção original for experimentada novamente.


Os fatores externos impactam em nossas recordações, quando estamos bem, descansados, alimentados, conseguimos nos recordar com mais facilidade as informações de que se estivermos cansados, famintos, estressados.


A memória é emocional, uma pessoa criada em um ambiente aversivo, será mais cuidadosa e introspectiva, estando sempre em alerta, a depender de suas lembranças especificas, assim como a tendência ao contrário, se for criado em um ambiente favorável.

 

Estratégias específicas podem potencializar seu desempenho cognitivo.


Organização e Associação: Organizar informações de maneira lógica e associativa facilita a recuperação. Criar conexões entre novos conhecimentos e o que você já sabe.


Exercício Mental: Desafie seu cérebro! Jogos mentais, quebra-cabeças e aprendizado contínuo estimulam a plasticidade cerebral, fortalecendo a memória.


Boas Práticas de Sono: Um sono adequado é crucial para a consolidação da memória. Priorize boas práticas de sono para otimizar o processo de memorização.


Incorpore essas estratégias no seu dia a dia!

Fortalecer sua memória não apenas melhora o desempenho cognitivo, mas também promove um envelhecimento cerebral saudável.




Selma Bueno Alves

CRP 02/22471 - PE

Psicóloga Clínica

especialista em :

Neuropsicologia;

Gestalt-terapia;

Psicologia Existencial, Fenomenológica e Humanista;

Neurociência, Comportamento e Psicopatologia

 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page