top of page

TEA TDAH e ALTAS HABILIDADES


O que existe incomum entre estas três condições : Transtorno do Espectro Autista - TEA, Transstorno do Deficite de atenção e Hiperatividade - TDAH e Altas Habilidades / Superdotação.



TEA / TDAH / A.H.
TEA / TDAH / A.H.

  • Desenvolvimento assÍncrono, o crescimento não segue como esperado a linha do desenvolvimento, a criança pode desenvolver uma capacidade intelectual avançada para sua idade entretanto apresentar habilidades sociais de uma idade inferior.

  • Maneiras únicas de aprender influênciada por fatores como a personalidade, por exemplo, mais visual, tátil, oral, cada um tem sua abordagem e caracteristica.

  • Pensamento difuso e criativo que é um modo mais relaxado de pensar, como se tivesso uma visão panorâmica, ela faz conexões inconscientes e distantes para aprender novos conceitos, trabalhando de forma dual.

  • Motivada por seus interesses pessoais ela consegue desenvolver rapidamente o que deseja, ao contrario de quando é imposto algo à ela.

  • Dificuldade em funções executivas, ao realizar tarefas cotidianas de forma autônoma elas apresentam dificuldades, principalmente lentidão psicomotora, perda rápida de reflexos vestibular ocular e comportamento antissociais.

  • Curiosidades extremas tendendo a misaturar realidade e ficção.


Os sintomas em comum podem confundir a profissional/pessoa menos experiente, a necessidade de uma avaliação multiprofissional para se ter o diagnóstico preciso é iminente.


Para além das semelhanças e diferenças encontrasas para cada uma das condições, existe a dupla excepcionalidade, duas condições coexistindo.

 


TEA / TDAH
TEA / TDAH

Como definir se um sintoma é desta ou deaquela condição?


Os sintomas de TDAH-Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, podem ser muito parecidos com os do TEA, dificuldade de concentração, impulsividade, dificuldade de comunicação e interação social. Mas, as duas condições são distintas, mesmo coexistindo.

 

Estudos sugerem que metade das crianças com autismo também têm TDAH, assim como dois terços das crianças com TDAH têm pelo menos uma condição de comorbidade, como o autismo.

 


A.H. / TEA
A.H. / TEA

Sobre às AH/SD, existe o mito de que os indivíduos que as possuem, não apresentam dificuldades educativas, emocionais, comportamentais ou especiais, mesmo que elas constem na lei brasileira, como uma condição que necessita de atendimento educacional especializado.

 


A.H.
A.H.

O indivíduos superdotados podem apresentar extrema sensibilidade às emoções, sons, toque, paladar, e se mostrarem irritáveis, com baixo limiar de frustração e crises emocionais intensas devido a esta sobrecarga.


Esta é uma características muito  vista em crianças com TEA mas, a condição  pode coexistir com as altas habilidades.


Para um diagnóstico preciso é importante que o profissional esteja familiarizado com todas as condições.

 

Uma avaliação completa define os pontos fortes e fracos do indivíduo assim como justifica os sintomas de TDAH, função executiva, atrasos sociais e de comunicação, ansiedade, transtornos de humor etc.

 

O trabalho multidisciplinar é fundamental para que o diagnóstico seja preciso e também, para fundamentar o plano de tratamento, que é individualizado.

 

O tratamento inclui psicoterapia, terapia ocupacional e educacionais, muitas vezes fonoaudióloga, neurológica ou psiquiatrica, além de intervenções psicossociais para desenvolver e melhorar as habilidades.

 

O suporte precisa ser extendido à família do individuo para que haja um melhor ajuste social e emocional de todos.

 

Selma Bueno Alves

CRP 02-22741

 

Psicóloga Clínica,

Especialista em

Neuropsicologia,

Gestalt-terapia,

Neurociências comportamento e psicopatologia,

Psicologia existencial humanista e Fenomenologica.

 
 
 

Comments


Rua Coronel Waldemar Basgal 158 - sala 213 A - Piedade - Jab, Guararapes - PE

(81) 99796-6715

(81) 99536-5234

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

©Pairar.psi | Desenvolvido por Calú Comunicação Criativa

bottom of page