O jogo apresenta características promotoras de alegria e quando uma criança está brincando ela o faz pelo prazer, pela diversão, e por meio do jogo e de suas regras, juntamente com a mediação do profissional é que emerge a aprendizagem através dos jogos.
A criança desenvolva a sua autoconfiança e se ajuste ao grupo em que está inserida, a consolida estruturas prévias e a cria novas estruturas cognitivas que são necessárias à estruturação mental na formação da inteligência.
O prazer e o uso de regras aparecem como principais traços na definição de jogo; sem uma destas características o jogo perde o seu sentido principal. A existência de regras é fundamental no jogo.
O desenvolvimento da cognição é muito mais que a aquisição de conhecimento, é um mecanismo de adaptação ao meio em que estamos inseridos. Os processos mentais usados no pensamento e na percepção é que levam ao aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas que constituem operações lógicas ou matemáticas que formam a inteligência humana.
Os jogos de treinamento cognitivo são uma forma divertida e envolvente de estimular diferentes áreas do cérebro das crianças.
Ao brincarem com esses jogos, as crianças exercitam habilidades como memória, atenção, concentração, raciocínio lógico e resolução de problemas. Melhoranso suas habilidades cognitivas.
A incorporação de jogos de treinamento cognitivo na rotina das crianças pode levar a melhorias significativas no desempenho acadêmico e no comportamento escolar e na vida.
Ao desenvolver habilidades cognitivas desde cedo, estamos preparando nossos filhos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade.
Alguns exemplos de jogos e atividades que podem ajudar são:
*Jogos de memória, que fortalecem a capacidade de retenção e evocação de informações
*Quebra-cabeças
*Jogos de construção e encaixe
*Jogos de tabuleiro
*Brincadeiras como estátua, pega-pega, morto-vivo, esconde-esconde e amarelinha
*Esconderijo de letras, que trabalha a atenção seletiva
*Atividades esportivas como futebol, handebol e basquete, que favorecem o desenvolvimento da cognitividade
Podemos ainda pensar em outras atividades para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil como: Incentivar a leitura, Praticar o alfabeto, Participar de atividades extracurriculares, Priorizar o uso consciente da tecnologia.
#NeuropsicologiaInfantil #TreinamentoCognitivo #DesenvolvimentoInfantil #AprendizadoDivertido #AgendeSuaConsulta
Comments